quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

A CRIAÇÃO DA ORDEM DOS ADVOGADOS BRASILEIROS – SUBSECÇÃO DA CAPITAL DE SÃO PAULO:

O octogésimo terceiro aniversário de criação da OAB-SP:

Aos vinte e dois dias de janeiro de mil novecentos e trinta e dois, às quatorze horas, na sede do Instituto da Ordem dos Advogados de S. Paulo, à rua de S. Bento nº 19, deu-se a criação da Ordem dos Advogados Brasileiros, Subseção da Capital de São Paulo, sendo escolhido como presidente provisório, o Dr. Plínio Barreto, a quem foi delegada a atribuição de providenciar a Ordem dos Advogados no Estado, atendendo aos termos explicitados no Decreto n.: 20.784 de 14 de dezembro de 1931.

De lá para cá já se passaram oitenta e três anos, e, como bem asseverou o atual presidente da Secional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, o Dr. Marcos da Costa:

...”Há 83 anos a Secional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil se empenha em fazer a defesa da Advocacia, porque sabe que assim também faz a defesa da Cidadania.”... 

Data que representa o marco histórico do inicio da Advocacia Bandeirante, que de lá para cá, travou e fez a grande diferença nas lutas democráticas dentro em fora do nosso Estado!

Os ideários e as missões almejadas desde os tempos de Plínio Barreto (primeiro presidente da OAB SP) e Francisco Morato, Vicente Ráo, José Joaquim Cardoso de Mello Neto, Ernesto Leme, José Bennaton Prado, Christóvam Prates da Fonseca e Henrique Bayma – primeiros diretores da então “Subseção da Capital de São Paulo”, vem sendo cumprida, passando por lutas de grande relevância na história nacional, sempre em busca da prevalência das Instituições Democráticas e do Estado de Direito!

Na condição de Advogado, com alguns quilômetros percorridos nessa estrada do exercício profissional, que estou a trilhar por mais de duas décadas e meia, observo o quanto foi importante a criação da Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, muitas das transformações havidas em nosso país, contaram com a importante participação da nossa instituição.

A história mostra, o quanto aguerridos foram os dirigentes da OAB, naqueles momentos mais difíceis que a nação passou, onde cerceavam-se direitos, garantias, liberdades, enfim que visam apenas e tão somente calar a voz de um povo, calar o Brasil!

Tudo isto, certamente é passado, mas não podemos esquecer que não foram poucas as lutas travadas, e, que lá sempre esteve presente a Secional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, a instituição, falando em nome dos seus profissionais, falando em nome da sociedade e falando em nome da cidadania e da população que nem sempre teve voz!

Razão pela qual, na qualidade não só de Advogado, mas também de membro atuante dentro da Secional como conselheiro do Conselho de Direitos e Prerrogativas, e, na qualidade de membro consultor da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia, e, de coordenador da Comissão de Assuntos Comunitários da Centésima Segunda Subseção de Santo Amaro da OAB, não posso me furtar em dizer que hoje a data é de alegria e merece ser lembrada e comemorada por todos nós!

Parabéns a todos os Advogados e Advogadas do nosso Estado de São Paulo, bem como a todos que se dedicam ou se dedicaram um dia em favor da nossa classe em diferentes atribuições na Diretoria, no Conselho Seccional, nas Comissões e nas Subseções espalhadas pelo Capital e pelo Interior do Estado de São Paulo!

Ficam os meus registros e as homenagens para todos os membros que integram os quadros da Secional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, cujos trabalhos em defesa da Advocacia, da Justiça, da Cidadania e da preservação e proteção constante do Estado de Direito, fortalecem a cada novo dia, os pilares de sustentação das instituições democráticas, consolidando o Estado de Direito em nosso país, pois, certamente os seus méritos, jamais serão por nós esquecidos e ficarão registrados de forma indelével na nossa história!

Parabéns a tão idosa porem sempre tão jovem Secional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, instituição que tenho a honra e o orgulho de pertencer!

Gilberto Marques Bruno
Advogado
Sócio Fundador de Marques Bruno Advogados Associados
Especialista em Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Público e Direito sobre Internet e outras Tecnologias

Conselheiro do Conselho Direitos e Prerrogativas da Seccional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (Triênio: 2013/2015)